Qua, 10 de fevereiro de 2021, 16:12

Reitoria analisará pleitos do campus Laranjeiras
Atualmente, o campus abriga cerca de 700 alunos, além daqueles do curso de Dança, que executam suas atividades no Cultart

Dando continuidade às visitas aos campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a reitora pro tempore, Liliádia Barreto, esteve nesta quarta-feira, 10, no campus de Laranjeiras, espaço resultante da restauração do Conjunto Arquitetônico conhecido como Quarteirão dos Trapiches.

No local, funcionam os cursos de Arquitetura, Arqueologia e Museologia, além do curso de Dança, que faz parte do campus, mas realiza suas atividades no Centro de Cultura e Arte (Cultart) da UFS, em Aracaju.


Fotos: Adilson Andrade (Ascom UFS)
Fotos: Adilson Andrade (Ascom UFS)

Para a reitora, a aproximação da gestão pro tempore com o campus Laranjeiras tem um caráter especial, pelo que a cidade representa em termos históricos e arquitetônicos. “Com essa visita, nosso objetivo foi visualizar essa realidade, tratar questões que possam aperfeiçoar esses espaços tombados como patrimônio histórico. Vamos, com um corpo técnico, ver possibilidades de construção ou reforma de alguns ambientes, de forma a preservar o patrimônio. Encontramos aqui uma equipe muito boa de trabalho, disposta a desenvolver a cidade a partir do que traz para os alunos”, afirmou Liliádia.

“O campus Laranjeiras tem toda importância também porque expande as ações da UFS e preenche uma lacuna na formação de profissionais da região”, completou a reitora pro tempore.


 mg 2939

Realidade

Para o diretor do campus Laranjeiras, Gilson Rambelli, a visita da gestão pro tempore da UFS foi muito significativa. “Ficamos muito felizes com a visita da equipe da Reitoria da UFS, porque nos permitiu mostrar a realidade do nosso campus, as nossas instalações, discutir situações futuras, como o processo de retomada das aulas presenciais. Foi muito proveitoso, apresentamos também alguns problemas para os quais gostaríamos de contar com a ajuda da Reitoria, como a ventilação de alguns espaços físicos e problemas com transporte”, resumiu o diretor.


 mg 2949

De acordo com ele, já existe um grupo de professores de arquitetura trabalhando, pensando nessas melhorias. “Vamos precisar do apoio da Reitoria. Sabemos que será uma volta às aulas gradual e precisamos de uma infraestrutura de apoio para essa volta. Hoje mostramos todas as salas de aula e laboratórios, além da parte administrativa, foi uma visita bem completa, bem detalhada. É bom receber a gestão para fazer um mapeamento, pois administrar a universidade é um mundo complexo, precisamos de um diálogo coletivo”, continuou Gilson.

Atualmente, o campus de Laranjeiras abriga cerca de 700 alunos, além daqueles que executam suas atividades no Cultart. Ao lado do diretor Gilson Rambelli, recepcionaram a equipe da UFS, a vice-diretora do campus, arquiteta Sarah França, e o coordenador administrativo Elton Ferreira. Acompanharam a reitora o vice-reitor pro tempore, Pedro Durão, e o pró-reitor de Extensão da UFS, Uziel Santana.

Andreza Azevedo

Gabinete da Reitora


Atualizado em: Qua, 10 de fevereiro de 2021, 17:39
Notícias UFS