Nesta terça-feira, 26, profissionais de saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Inicialmente, foram destinadas à instituição 254 doses para contemplar os profissionais que atuam na linha de frente.
A primeira profissional do Hospital Universitário vacinada no local foi a técnica em enfermagem Eliana Reis, que trabalha na área há 30 anos, sendo quatro deles no HU.
“É um momento único, muito esperado, desejo que essa vacina venha para todos, que se estenda para a população. Essa pandemia veio para mostrar que um tem que cuidar do outro. Espero que todos tomem, não tenham medo e esqueçam os mitos sobre a vacina. Hoje sou privilegiada por ser a primeira profissional do HU a receber a vacina aqui. Estou muito feliz”, comemora.
Áreas contempladas
No HU-UFS foram incluídas, nessa primeira fase, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Área de Transição Covid-19, Pediatria e Clínica Médica 2. Para a reitora pro tempore da UFS, Liliádia Barreto, apesar do número de doses para o universo do hospital, as primeiras vacinas trazem muita esperança.
“Estamos vivendo aqui um momento ímpar dentro da universidade, algo esperado por todos, que é o começo da vacinação no HU. Demos início a esse processo com um número de doses ainda reduzido, mas seguindo um plano de vacinação. Temos esperança de sermos todos contemplados pela vacina tão esperada pela população em geral”, declara.
Segunda dose
A distribuição das vacinas para o HU-UFS está sob responsabilidade da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Aracaju. De acordo com a secretária Waneska Barboza, a segunda dose para todos os profissionais vacinados está garantida.
“Com 21 dias eles receberão a segunda dose. Recebemos 38% das doses para os profissionais de saúde. Quando forem liberadas mais vacinas, vamos dar continuidade a essa vacinação, até que se vacine toda a instituição, que possamos ampliar os grupos, contemplar a população e começar a ver os resultados, que são a queda do número de casos, diminuição de internações e o tão esperado retorno à normalidade”, informa a gestora.
Para ela, a ocasião é histórica. “É um momento extremamente importante, de muita emoção, muito esperado, principalmente para trabalhadores que estão desde março na linha de frente, com medo, levando contaminação para casa. 2020 foi um ano muito difícil, de incertezas, que agora começa a mostrar uma luz com a expectativa de ver esses números da doença caindo”, pontua a secretária.
Momento único
Já a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, resumiu o momento em poucas palavras. “Estou feliz porque vamos conseguir vacinar uma parte das pessoas que trabalham no HU, mas minha felicidade total será no momento em que todos forem vacinados, aí estarei plena como gestora”, comenta.
De acordo com ela, esse é um momento muito especial para toda a comunidade de Aracaju, do HU especificamente. “Cuidar de quem cuida é o grande lance dessa vacina. Alguns profissionais não resistiram e foram a óbito, então conseguir, hoje, vacinar as pessoas e dar uma esperança para cuidar sem ter medo de adoecer é impagável. Só quem está dentro do processo sabe como isso é realmente importante”, fala Angela Silva.
Força-Tarefa Covid-19 da UFS
Além das 254 doses para os profissionais de saúde do HU, outras 14 foram destinadas especificamente para a equipe da Força-Tarefa Covid-19 da UFS, coordenada pelo professor Lysandro Borges, do Departamento de Farmácia.
O grupo já realizou mais de 25 mil testes para verificação da doença, na rede estadual de ensimo, em presídios, comunidades quilombolas, profissionais de saúde e de serviços essenciais, albergues e moradores de rua.
"Foram mais de 25 mil testes e hoje recebemos a primeira dose da vacina. Momento histórico para a Força-Tarefa Covid-19 e também para a Universidade Federal de Sergipe", afima Lysandro.
Andreza Azevedo
Gabinete da Reitora