A Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav) da UFS está ministrando um curso de media training para gestores da instituição. A ação tem o objetivo de capacitá-los e estabelecer uma comunicação clara e eficiente com a imprensa e a comunidade.
A etapa teórica aconteceu na manhã desta sexta-feira, 08, e foi ministrada pela diretora da Decav, Maíra Bittencourt. O esperado é que esse seja o primeiro de vários eventos. “As grandes instituições trabalham sempre com o treinamento de mídia para que seus gestores consigam se comunicar de forma adequada. Essa deve ser uma atividade constante para que possamos unificar a linguagem da universidade”, explica.
A etapa prática será realizada nos dias 11 e 12/01, com horários determinados para cada equipe de gestores, como pró-reitores, diretores e coordenadores. A dinâmica será conduzida por Fabiano Morais, professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e analista de produções externas do Canal Futura, e Josafá Neto, jornalista e supervisor pedagógico da Rádio UFS.
A reitora pro tempore da UFS, Liliádia Barreto, afirma que o planejamento estratégico da comunicação dentro da universidade é fundamental. “Há uma necessidade de nós nos tornarmos colaboradores desse processo. Otimizar nossos produtos, dar visibilidade e acessibilidade, que é o mais importante”.
Ricardo Salgueiro, pró-reitor de Graduação (Prograd), confirma os bons resultados da primeira etapa do minicurso. “Nós, gestores, temos sempre que lidar com a mídia e representar a UFS. A técnica é fundamental e precisa ser aprendida para que consigamos passar a mensagem da melhor forma possível”, diz.
Pela primeira vez a superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Estela Pina, participou de uma atividade de media training. Agora, a expectativa é colocar os aprendizados em prática.
“Quando falamos em estratégia de comunicação, eu não estava entendendo, mas agora consegui compreender tudo. Fiquei cheia de expectativas sobre o que é possível fazer em relação à comunicação na UFS e acho que vai ser só ganho porque ficaremos mais preparados”, relata Estela.
Ascom
comunica@ufs.br